ANDE-Brasil

A Associação Nacional de Equoterapia, cuja sigla oficial é ANDE-BRASIL, foi fundada em 10 de maio de 1989, é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. A sede da ANDE-BRASIL é em Brasília-DF, situada na Granja do Torto, mas a sua esfera de atuação abrange todo o Território Nacional.

A palavra EQUOTERAPIA® foi criada pela ANDE-BRASIL para caracterizar as práticas que utilizam o cavalo, com técnicas de equitação e atividades equestres, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiência. 

A palavra Equoterapia está registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o Certificado de Registro de Marca n°819392529, de 06 de julho de 1999, com os seguintes serviços:

  • de ensino e educação de qualquer natureza e grau;
  • de caráter desportivo, recreativo, social e cultural, sem finalidade lucrativa;
  • de caráter comunitário, filantrópico e beneficente;
  • reabilitação de pessoas com deficiência física, a partir das diversas áreas tais como: fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia e fonoaudiologia. 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação, equitação e outras afins, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A pessoa que pratica Equoterapia é chamada de praticante, uma vez que participa ativamente do seu processo de reabilitação, até mesmo pela interação constante com o cavalo.

A Equoterapia foi reconhecida pelo(a):

(a) Conselho Federal de Medicina, Parecer em resposta ao Processo-Consulta CFM N. 1.386/95, aprovado em sessão plenária realizada em 09/04/1997, no qual reconhece a Equoterapia como método a ser incorporado ao arsenal de métodos e técnicas direcionados aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais;

(b) Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio da Resolução N. 348, de 27/03/2008, reconhece a Equoterapia como recurso terapêutico, de caráter não corporativo, transdisciplinar aos tratamentos utilizados na área de saúde, inserido no campo das práticas integrativas e complementares;

(c) Direção de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio do Ofício N. 51, de 29/08/2005, no qual reconhece a Equoterapia como alternativa diferenciada para o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos com necessidades educativas especiais, pois trabalha com conteúdos curriculares e pedagógicos que favorecem a comunicação, autoestima e o resgate da autoconfiança; acreditamos que o entrosamento entre aluno e cavalo é essencial pelo destaque que representa como instrumento de reabilitação e educação.

A ANDE-BRASIL, no sentido de concretizar a sua missão institucional, a saber; “oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência”, tem as seguintes finalidades:

  • contribuir para a reeducação e a reabilitação de pessoas com deficiências;
  • formar recursos humanos, promovendo e estimulando a realização de cursos, pesquisas e estudos;
  • estimular e apoiar a implantação e desenvolvimento de centros de Equoterapia;
  • normatizar, supervisionar, controlar e coordenar a prática da Equoterapia de entidades vinculadas, podendo colaborar com autoridades governamentais para o exercício de tais atividades com relação a outros estabelecimentos que pratiquem ou venham a praticar atividades terapêuticas que tenham o cavalo como facilitador.

Em relação à formação de recursos humanos e ao desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a melhoria da qualidade da Equoterapia no Brasil, a ANDE-BRASIL celebrou uma parceria com a Universidade de Brasília, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação e Intercâmbio (vigente até 08 de dezembro de 2015), que tem por objeto: “dinamizar e ampliar suas relações técnico-científicas de serviços recíprocos e de atendimento às demandas das comunidades universitárias e do Distrito Federal.

Por meio dessa parceria, a UnB e a ANDE-BRASIL pretendem se consolidar como um centro de referência em ensino, pesquisa, desenvolvimento e aplicação das atividades de Equoterapia no Brasil e no exterior. 

Acesse o site < http://equoterapia.org.br> e saiba mais sobre a Associação Nacional de Equoterapia.


Última atualização: Tuesday, 28 Jun 2016, 08:47