Pós em Equoterapia

A ANDE-BRASIL em parceria com a Universidade de Brasília, observando sua experiência pioneira com a graduação em Educação Física na modalidade a distância, assumem a responsabilidade de organizar um processo de construção de material didático para EaD e objetos de conhecimento a serem utilizados no curso de Especialização em Equoterapia na modalidade a distância, utilizando-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle personalizado para a capacitação de cursistas e tutores no uso das ferramentas online, bem como, no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. 

A Especialização em Equoterapia na modalidade a distância se justifica em função das seguintes questões:

1. não se pretende afastar o profissional dos locais em que atua com a Equoterapia, nem da realidade social na qual ele atua;

2. a oferta do curso é viabilizada em todo o território nacional, de forma a evitar a concentração de pesquisadores em determinadas regiões; essa oportunidade permite a melhoria da qualidade da Equoterapia no Brasil como um todo;

3. a criação de uma comunidade de aprendizagem em torno de uma proposta de EaD possibilita o compartilhamento de saberes com um número maior de participantes;

4. novas turmas do mesmo curso podem ser ofertadas com adaptações no material pedagógico elaborado, o que garante continuidade do desenvolvimento do programa de formação de pesquisadores e diminui o custo com a sua realização.

Organização didática

A organização didática do curso abrange três aspectos centrais: (1) as estratégias de comunicação utilizadas para que o cursista tenha acesso e assimile o conteúdo; (2) as atividades de estudo (tarefas) que estimulam a aplicação da teoria na prática, a auto-avaliação e a fixação da aprendizagem; (3) os procedimentos formais de avaliação final da aprendizagem.

Dentre as estratégias de comunicação do conteúdo, a Especialização em Equoterapia na modalidade a distância adota um processo de produção de material didático composto por: Textos/Artigos, Textos interativos - Flipbook, Vídeo-aulas, Vídeos da internet, Documentários, Entrevistas e outros materiais de estudo disponíveis em domínio público e que enriquecem a apresentação das disciplinas do curso. 

Há atividades de estudo para a fixação do conteúdo estudado por meio de questionários de auto-avaliação da aprendizagem com questões entremeadas com a apresentação do conteúdos, de forma a estimular a reflexão sobre a aplicação dos conceitos na realidade. Há também fóruns de debate e construção da aprendizagem coletiva e atividades práticas - Atividades de observação, entrevista, exercício, oficina, ou intervenção direcionadas por um roteiro explicativo detalhado sobre o que fazer e como fazer.

O processo de produção do material didático compreende a elaboração dos procedimentos formais de avaliação final da disciplina a serem aplicados no formato presencial, de acordo com o disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 08/06/ 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Objetivos

Geral

Formar especialistas que contribuam para a produção de conhecimentos científicos e para a melhoria da qualidade do atendimento terapêutico, reabilitacional e psicopedagógico realizado pela equipe multidisciplinar responsável pela Equoterapia, tendo em vista a consolidação e a difusão de metodologias adaptadas à diversidade das pessoas com necessidades especiais e às características do contexto sócio-cultural e familiar em que estão inseridos.

Específico

Fortalecer os vínculos acadêmicos e o compartilhamento de saberes da comunidade de profissionais que se dedicam à Equoterapia por meio da Revista Científica da ANDE-BRASIL e do Congresso Brasileiro de Equoterapia;

Familiarizar a comunidade de profissionais que se dedicam à Equoterapia com as ferramentas utilizadas na educação a distância, como um importante recurso para a formação continuada e a construção coletiva de saberes;

Criar uma rede nacional de pesquisadores em Equoterapia, que construa a parceria entre grupos de pesquisa de diferentes Estados interessados em desenvolver estudos longitudinais de temas de interesse comum.

Oferta 

Ao longo do desenvolvimento do curso serão realizados 03 encontros presenciais semestrais (início, meio e final do curso), em Brasília/DF, em um final de semana, destinados: (1) a discussões temáticas com os professores formadores das disciplinas, orientações e oficinas de enriquecimento e complementação da formação, (2) à realização das avaliações finais de cada disciplina e (3) às apresentações de monografias.

O acompanhamento, monitoramento e avaliação do curso de Especialização em Equoterapia é de responsabilidade da Equipe Pedagógica Geral, em parceria com a ANDE-BRASIL e a Universidade de Brasília, na condição de responsável pela produção do material didático e de concepção do Projeto político Pedagógico do curso. A Equipe Pedagógica Geral é responsável por acompanhar os processos de formação e disponibilizar os resultados, além de tomar as medidas necessárias ao aprimoramento do curso, por meio de avaliações formativas e somativas, assim como do acompanhamento dos cursistas.

Última atualização: Saturday, 25 Feb 2017, 16:38